Ultimas Entradas »

domingo, 17 de janeiro de 2010

Crie uma rede ponto a ponto (w98)



Como se trata de uma rede ponto a ponto a maneira mais barata de se ligar dois micros em rede é através de um cabo par trancado (UTP) montado no esquema cross-over. Este cabo pode ser comprado pronto em lojas de informática, ou feito sob medida (várias lojas confeccionam cabos de rede sob medida), ou ainda produzido pelo próprio usuário. Como a intenção é apenas formar uma rede ponto-a-ponto, não é aconselhável que seja “criada a infra-estrutura” para construir cabos, que consiste no custo do alicate, do cabo, dos conectores e dos diversos conectores inutilizados durante o processo de aprendizado da confecção de cabos. De toda a forma, mostrarei como confeccionar o cabo mais adiante. Com esse tipo de cabo você pode ligar os dois micros diretamente, dispensando o uso de um hub.



Como Fazer o Cabo

Uma das pontas do cabo cross-over tem a mesma pinagem da de um cabo de rede comum, apenas a segunda tem dois dos pares invertidos, daí o nome "cross-over", invertido na ponta.A posição dos cabos dentro do conector, para um cabo cross-over, é a seguinte (segurando o conector com o pino virado para baixo, olhando para os contatos):

Consideremos as duas maquinas (Servidor e Cliente) com o Windows 98 - Configuração feita para as duas maquinas com Windows 98 - Consideraremos que a placa de rede esta instalada e configurada corretamente, o próximo passo é configurar o sistema operacional para usá-la. Para isso, vá para o painel de controle:





No Painel de controle clique em redes, o Windows já instala automaticamente o cliente para redes Microsoft e o protocolo TCP/IP, veja figura abaixo




O protocolo do Windows é o NetBEUI, que não necessita de qualquer tipo de configuração adicional. Entretanto, como possívelmente você pensara em instalar e configurar um compartilhamento para acesso a Internet nas maquinas, você precisara apenas configurar o protocolo TCP/IP. Para isso, selecione o protocolo TCP/IP e clique na caixa Propriedades. Na guia Endereço IP você devera selecionar Especificar um Endereço IP e configurar manualmente o endereço IP que será usado na máquina que você esta configurando.



Acontece que você não pode sair simplesmente usando qualquer endereço IP em sua rede, você deve usar endereços que não existam na Internet para não gerar qualquer tipo de conflito quando sua rede estiver conectada a Internet. Caso contrario, sua rede não funcionara quando ela estiver conectada a Internet.

Na ocasião existem alguns endereços chamados “mágicos”, isto é, que você pode usar sem problemas, pois os roteadores da Internet não propagam pacotes que tenha esses endereços como destinos, evitando o conflito. Entre esses endereços esta a serie 192.168.0.0, que é o recomendável.

Dessa forma, a primeira máquina da sua rede devera ser configurada, por exemplo, com o endereço 192.168.0.1, a segunda máquina com o endereço 192.168.0.2. Lembrando que o endereço 192.168.0.0 não pode ser usado (ele define a rede) nem o endereço 192.168.0.255 (que é usado para broadcast). A mascara de sub-rede deve ser configurada como 255.255.255.0.



Você deve ter percebido como deve ser chato configurar uma rede TCP/IP grande, não é mesmo! A solução é o uso de um servidor DHCP, responsável por definir um endereço IP automaticamente para cada nova estação que é conectada à rede. Nesse caso, cada máquina é configurada em “Obter um endereço IP automaticamente”, o que facilita bastante o trabalho do Administrador da rede.

Se você quiser que o outro micro da rede tenha acesso a arquivos existentes em seu micro (em qualquer unidade de disco, como no disco rígido, CD-ROM, Zip Driver, etc.) ou tenha acesso à impressora que porventura esteja instalada em seu micro, então você devera instalar o serviço de compartilhamento de arquivos e impressora. Para isso clique em serviço e depois em adicionar:




Na janela seguinte escolha a opção “Compartilhamento de arquivos e Impressoras para redes Microsoft”e clique em OK.



Outra forma seria apenas selecionar a opção “compartilhamento de arquivos e impressoras” abaixo da barra de rolagem “Logon primário da rede”, marque as opções conforme mostra a figura abaixo

Depois de termos configurado protocolo TCP/IP e os serviços deve-se configurar a identificação da maquina, isto é, como ela será conhecida pelos demais micros da rede. Para isso selecione a guia Identificação, como mostra a figura abaixo


Você deve configurar:


O Nome do Computador – Será o nome pelo qual todos os demais micros da rede conhecerão a máquina que você esta configurando. Configure com um nome simples e que faça sentido.
Grupo de Trabalho – Este campo permite agrupar maquinas por grupos. Todos os micros de uma mesma sessão deverão fazer parte do mesmo grupo de trabalho, isto facilitará o acesso aos recursos, pois fará com que todos aparecam na mesma janela, quando você localizar um micro na rede, e dentro na mesma pasta, quando abrir o ícone “ambiente de redes”.
Descrição do Computador – Serve para você configurar uma pequena descrição da função do micro, de forma que os demais micros da rede possam ter acesso a essa informação e poderem saber facilmente a finalidade da maquina.


0 comentários:

Enviar um comentário