Ultimas Entradas »

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

TEMPERATURA DA COR

Quando falamos de luz quente ou luz fria não estamos nos referindo a maior ou menor quantidade de calor por ela dissipada sob efeito joule, mas sim ao tom de cor que ela dá ao ambiente.

Luz quente - se refere ao tom mais avermelhado - produz maior relaxamento- lâmpada 2700 K (1427 ºC) tem tonalidade quente, cor quente.

Luz fria - se refere ao tom mais claro do amarelo ao branco que é a cor mais fria - maior atividade - lâmpada 7000K (6727 ºC ), não é coincidência esta é aproximadamente a temperatura da superfície do Sol, observe que as atividades são executadas com maior disposição no decorrer do dia enquanto o Sol ainda brilha,tem tonalidade fria, cor similar às lâmpadas fluorescentes. Agora para que você já sabe como iluminar com bom gosto e elegância.

Nas residências a temperatura de cor deve variar entre 2700 a 5000 K.

Iluminação

Áreas sociais e dormitórios - luz quente - ambientes de relaxamento.

Área de serviço, cozinha, banheiros, sala de setudos - tom frio - induzindo à atividade.




Abaixo temos os espectros das lâmpadas fluorescentes


.................Branco .............Branco quente.............


Lâmpadas fluorescentes compactas




Luz do dia




Branco











Kelvin - É a grandeza que expressa a aparência de cor de
uma luz. Sua unidade é o Kelvin (K). Quanto mais alta for a temperatura de cor, mais branca é a cor da luz emitida. A luz "quente" de aparência amarelada tem aproximadamente 3000K, a luz "fria" de aparência azul violeta tem temperatura de cor maior que 6000K, já a luz branca natural, emitida pelo sol em céu aberto ao meio-dia, tem temperatura
de cor próxima de 5800K.

0 comentários:

Enviar um comentário