Ultimas Entradas »

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Enviando Arquivos Grandes Pela Internet

Desde o surgimento da internet, cada vez mais as pessoas estão compartilhando conteúdo entre si. Trocam imagens, filmes, documentos, emails, etc. Na maioria das vezes para realizar este compartilhamento de conteúdo com alguém em especial ou com um grupo de amigos, é utilizado o email ou alguma ferramenta especifica em sites de comunidade virtual (fóruns, etc.), ou mesmo alguns serviços oferecidos por empresas para utilidades especificas como o Picasa do Google para imagens, etc.

Mas e se eu quiser enviar um arquivo grande para algum conhecido? Tem problemas? Já posso adiantar que sim! Muitos provedores e "nós" da internet, implementam limitações de arquivos anexados a emails, ou seja, você só consegue fazer seu email chegar ao destino se o anexo que você colocou for menor que alguns poucos megas (a maioria não aceita emails com mais de 8 MB anexados, e vários não aceitam com mais de 4MB).

Pois bem, recentemente me deparei com um caso real, onde uma pessoal desejava me enviar um arquivo de uma filmagem que tinha feito, e que continha cerca de 80MB... como a pessoa em questão não conhecia muito de internet, a primeira opção foi tentar anexar em um email e quando "obviamente" o email não conseguiu ser enviado me contatou pedindo ajuda.

Como é uma dúvida que pode acontecer com outras pessoas, achei interessante colocar este caso aqui pois outros poderão se beneficiar.

Existem vários sites na internet que foram criados justamente com esta finalidade... ajudar a transferir arquivos muito grandes entre pessoas na internet. Cada um tem sua característica específica mas a maioria é bem similar. Basicamente funcionam através do arquivamento temporário de um arquivo no site, e fornecendo um link para que seu destinatário possa baixar o arquivo. Dessa forma, basicamente o processo é: você faz upload de um arquivo para um site, e a pessoa para quem você quer enviar faz download deste mesmo arquivo.

O que varia no processo é: ferramenta para enviar o arquivo, ferramenta para receber o arquivo, "guias" e "auxilio" para o processo, tempo que fica disponível o arquivo, tamanho permitido de envio, e por aí vai... Alguns destes serviços são gratuitos e outros são pagos.

Neste artigo vou fazer um exemplo, de um serviço gratuito que é oferecido para esta finalidade na internet e que é muito usado pelo pessoal, chamado "Transfer Big Files" ou TBF (http://www.transferbigfiles.com/).

Mas chega de lero-lero e vamos ver como funciona porque já deve ter gente querendo enviar arquivo e não quer mais perder tempo lendo...

Suponha que você queira transferir um arquivo com mais de 10 MB (uns 100 ou 200 MB)... é algo bem grande e COM CERTEZA não será possível enviá-lo por email

Bom, vamos então ao site do Transfer big files...




Como vemos o processo é bem simples: basta selecionar o arquivo, o email de destino, e enviar!

Ele também aceita mais de um arquivo (clicando no "more files >>"):


Bom, clicando em procurar, aparecerá a interface do Windows para selecionar o arquivo:



Basta então selecionar o arquivo desejado e clicar em abrir.

Em seguida será necessário escrever o email de destino. Após isto o arquivo será enviado para armazenamento no site e um email será enviado para o email de destino com as informações de como fazer para pegá-lo.


0 comentários:

Enviar um comentário